Tudo para você que ama inovação e marketing.

Published: 7 meses ago

O que é brainstorming?

Em tradução livre, tempestade cerebral, o brainstorming é um método ou uma técnica bastante difundido nas agências de publicidade e demais empresas que trabalham com criatividade. O processo tem como objetivo de gerar o máximo de ideias até encontrar aquelas que sejam verdadeiramente inovadoras e relevantes. Mas para que a técnica seja realizada com sucesso, é preciso tomar alguns cuidados.

Como o brainstorming foi criado?

Um dos processos mais populares e eficientes, a técnica foi criada em 1941 por Alex Faickney Osborn. Na época, o publicitário percebeu que o modelo tradicional de reuniões de negócio inibia a criatividade e desestimulava a geração de novas ideias. Para reverter esse cenário, ele buscou estabelecer regras que pudessem estimular os participantes a libertarem sua criatividade em busca de novas ideias.

Alex definiu o brainstorming como “uma reunião em que um grupo de pessoas tentam chegar à solução de um problema através da geração do máximo de ideias espontâneas dos membros.

Garantir um Brainstorming seja bem sucedido

Embora a primeira vista aplicar essa técnica seja bastante simples, no entanto, sem tomar alguns cuidados, as sessões podem se tornar completamente improdutivas. Por isso, separamos algumas dicas para ajudá-lo.

Crie um ambiente agradável

Como vimos, a metodologia surgiu depois de Alex perceber que a estrutura das reuniões eram intimidadoras. Não adianta juntar todos em uma sala, se a atmosfera não deixar os participantes confortáveis para falar livremente sobre o tema, sem medo de represálias e com a certeza que a ideia dele tem o mesmo peso da de todos os membros.

Garanta que todos se preparem antes

Informe previamente sobre qual será o problema em que eles se juntaram para tentar solucionar. Isso permite que os participantes possam pesquisar previamente sobre o tema. Com isso, você garante que todas as pessoas possam contribuir com a discussão de maneira mais produtiva.

Modere a dinâmica

Muitas vezes, os membros da equipe precisam de um empurrãozinho para que as ideias comecem a ser expostas, outras vezes, a discussão pode ficar acalorada e as pessoas começarem a atropelar umas as outras. Em amos os casos, pode ser necessário a intervenção para que a natureza da dinâmica se mantenha a mesma.

 

  1. […] O que é brainstorming? […]

  2. By As melhores campanhas da Vivo - Inovação e marketing on 31 de julho de 2017 at 15:12

    […] O que é brainstorming? […]

Tem um comentário?

HTML Válido