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Published: 2 meses ago

Mudanças no algoritmo do facebook podem impactar em mídia?

A letra de “Metamorfose Ambulante” do Raul Seixas, que tantas vezes já foi aproveitada pela publicidade, faz uma analogia perfeita ao facebook, que testa novos recursos e alterações nas leis que regem o feed de notícias dos usuários constantemente. Essa característica faz com que os profissionais que trabalham com a mídia social precisem ficar sempre atentos a cada mudança, pois elas podem ter um impacto direto no trabalho.

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Como funciona o algoritmo do facebook?

Obviamente, a empresa não divulga os critérios e o peso de cada ação dentro da mídia social, com intuito de diminuir as chances de que uma pessoa consiga “hackear” seu algoritmo e ter vantagens financeiras com isso. No entanto, existem alguns pontos, como engajamento e tipos de conteúdo, cuja importância dentro da ferramenta é bastante óbvia.

Simplificando, o algoritmo do facebook busca por parâmetros predeterminados que quando encontrados em uma postagem elevam sua pontuação, as primeiras posições desse ranking são aquelas que aparecerão primeiro na timeline.

Impacto das mudanças em mídia

Normalmente a área de mídia é a que mais sofre com as alterações do algoritmo, pois, elas costumam diminuir o alcance das postagens realizadas por páginas de marcas. No ano passado, por exemplo, a empresa realizou uma mudança em seu feed, dando maior relevância às publicações de amigos e familiares, essa decisão praticamente matou o alcance orgânico das páginas, que tiveram que passar a impulsionar cada novo post.

No entanto, nem todos os formatos sofreram o mesmo impacto. Como o facebook tinha intuito de incentivar a criação e compartilhamento de vídeo dentro da mídia social, esse tipo de conteúdo ganhou relevância. O que fez com que os profissionais de mídia e criação trabalhassem em campanhas que utilizassem esse formato.

Nova mudança

Neste ano, o facebook realizou uma nova alteração em seu feed de notícias. Motivado pelo aumento do compartilhamento de notícias falsas, que entrou nos debates em todo o mundo devido às eleições americanas, quando as “fake News” foram um dos fatores decisivos para os votos de muitos americanos.

A nova mudança tem como intuito identificar e dar maior visibilidade para conteúdos autênticos. Embora não esteja claro como a empresa realizará essa avaliação, o novo algoritmo promete encontrar um caminho entre as postagens de pessoas próximas e páginas que o usuário interage para validar a qualidade do conteúdo postado.

Essa alteração já está em vigor, o que tem forçado os profissionais de mídia a encontrarem estratégias para aumentar a relevância dos conteúdos postados em suas páginas.

 

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