Tudo para você que ama inovação e marketing.

Published: 7 meses ago

Como ter proatividade no trabalho?

De uns anos para cá, o termo proatividade tornou-se um dos jargões mais utilizados no meio corporativo. Mas embora quase todos os candidatos afirmem ter essa qualidade durante a entrevista, essa competência pertence a poucas pessoas. Por isso, desenvolvê-la é tão importante para a sua vida profissional.

O que é proatividade

Mais do que uma habilidade, podemos defini-la como uma atitude, um comportamento. Proatividade é a qualidade de sempre tomar a iniciativa, agir em vez de apenas reagir. Isso significa encabeçar projetos, sair do quadradinho da sua área e propor soluções, antecipando-se aos problemas e imprevistos que aparecerem.

Importância de desenvolver essa qualidade

Uma pesquisa encomendada pela VoCÊ S/a entrevistou 48 executivos de recursos humanos de todo o país revelou que a proatividade é uma das cinco qualidades que mais levam em consideração na hora de preencher as vagas. Isso porque, eles entendem que essa habilidade representa mais produtividade.

Esse comportamento não é percebido apenas pelos recrutadores. Ao assumir uma atitude proativa, o colaborador tem mais chances de promoções dentro da organização, pois a atitude demonstra capacidade de liderança.

Como ser mais proativo?

Existem algumas pessoas que já chegam ao mercado de trabalho com essa qualidade. Quem não pertence a esse grupo, deve se esforçar para desenvolver essa atitude. É importante entender que não se trata de uma chavinha que você liga e começa a ser proativo no trabalho, é um comportamento que leva tempo e muita reflexão.

Autoconhecimento é o primeiro ponto para alcançar o seu objetivo. Você deve olhar com sinceridade para todas as suas tarefas e pensar em como poderá executá-las com mais eficiência. Depois de organizar a “casa”, é preciso buscar por problemas recorrentes que possam afetar o seu trabalho, adiantando-se para resolvê-los antes que possam atrapalhar a sua produtividade.

Esse procedimento dá início ao próximo passo para desenvolver seu potencial: avaliação dos processos. Muitas vezes, pequenas melhorias nos métodos utilizados, tanto por você quanto pela empresa, podem surtir efeitos significativos, aumentando consideravelmente a produtividade e o faturamento.

Desenvolver a mentalidade

O esforço de sempre observar esses pontos vai culminar em desenvolver em você uma mentalidade proativa. Com o tempo, todo esse processo vai acontecer automaticamente e o ajudará a perceber problemas e procurar formas de resolvê-los logo que surgirem.

Você se considera um profissional proativo ou ainda precisa de tempo para desenvolver essa qualidade?

Tem um comentário?

HTML Válido