Tudo para você que ama inovação e marketing.

Published: 7 meses ago

Como melhorar o ambiente de trabalho?

Empresas são feitas de pessoas. Não importa o tamanho, ramo de atuação ou processo tecnológico utilizado, no final das contas, são os indivíduos os responsáveis por grande parte do sucesso e faturamento dessas organizações.

Pessoas felizes produzem mais e melhor, e são capazes de mover montanhas para conseguir cumprir as metas estipuladas. Diversos pontos estão envolvidos nesse processo, mas tudo começa com a criação de um bom ambiente de trabalho. Hoje nos vamos focar em mostrar alternativas para melhorá-lo.

Invista no espaço

Quem não sonha em trabalhar para o Facebook ou o Google? Além de serem empresas de ponta, muito disso se deve ao espaço criado por eles, com direito a bicicleta e tobogã para os funcionários espairecerem. Claro, nem todas as instituições podem bancar esses artifícios. Mas é sempre importante garantir que o escritório seja seguro, atraente e confortável, além de conta com arquitetura que incentive a colaboração e permita que os funcionários possam ter privacidade para se concentrar no trabalho.

Ginástica laboral

Com o ritmo acelerado da nossa sociedade e cada vez maiores exigências de produtividade, muitos colaboradores investem mais no lado profissional, deixando em segundo plano os cuidados com a saúde física e mental. O problema é que essa rotina cobra com aumento do estresse, diminuição da produtividade, problemas de saúde e afastamentos.

A ginástica Laboral se baseia em uma série de exercícios praticados dentro do ambiente de trabalho, e tem como objetivo melhorar a condição física e psicológica dos funcionários. Além de evitar os problemas citados acima, essa prática mostra que a empresa se importa com os seus colaboradores e reconhece o esforço realizado por eles.

Espaço para descanso e descontração

Os colaboradores passam oito ou mais horas no ambiente de trabalho. Apenas uma pausa para almoço não é suficiente. Ter uma copa com geladeira, micro-ondas e uma cafeteira oferece a chance dos colaboradores pararem para comer algo e voltarem com as energias e baterias recarregas para o trabalho. A mesma lógica se aplica aos espaços de recreação. Apenas 15 minutinhos de descanso podem influenciar a produtividade de forma enorme.

Horários flexíveis e gestão de horários

Algumas pessoas gostam de chegar e sair cedo do escritório, já outras preferem dormir até tarde e realizar um horário diferente, com isto podem ser mais proativas. Permitir que os colabores possam realizar a gestão dos seus horários garante que todos estejam felizes e dispostos, influenciando o ambiente de trabalho e a motivação para cumprir as metas.

Sua empresa tem um bom ambiente de trabalho? Conta para a gente quais as ações que tomou ou pretende tomar para melhorá-lo.

  1. […] Como melhorar o ambiente de trabalho? […]

Tem um comentário?

HTML Válido