Tudo para você que ama inovação e marketing.

Published: 8 meses ago

Como alcançar o sucesso profissional

Sucesso profissional é hoje uma das variáveis que constituem a fórmula para alcançar a felicidade. Mesmo que não seja a meta principal, praticamente todos possuem essa preocupação em maior ou menor grau. Embora não exista um “segredo” escondido para conseguir esse objetivo, existem alguns pontos importantes e ações que podem ser tomados para certificar-se de estar cada vez mais próximo do tão sonhado sucesso profissional.

O que é sucesso profissional para você?

Embora pareça uma frase de abertura de alguma palestra motivacional, entender esse conceito é essencial para definir um plano de ação para chegar até o seu objetivo. Enquanto para alguns o sucesso profissional significa alcançar o mais alto cargo da sua área, outros veem esse propósito pelos prêmios e reconhecimento do seu trabalho, muitos interpretam o conceito como abrir o próprio negócio e ainda há aqueles que desejam apenas uma fonte de renda para pagar as contas.

Entender esse conceito vai ajudá-lo a definir quais ações precisará tomar para conquistar o que deseja, pois dependendo da resposta será necessário desenvolver habilidades específicas e tomar caminhos diferentes.

Definir um plano de carreira

As mudanças nos últimos anos refletiram nas relações de trabalho e tudo que deriva delas. O plano de carreira também passou por essa transformação. Se antes o conceito estava preso há evolução dentro de uma mesma instituição, hoje, em muitos casos, o profissional precisa passar por diversas empresas até alcançar o cargo ou a posição que deseja.

Um plano de carreira atualizado para o século XXI precisa ser estruturado pelo profissional, que deverá estipular qual o seu objetivo e os passos que precisa cumprir para chegar até ele, o que pode até mesmo significar mudar de emprego seguidas vezes.

Fique atento às oportunidades

Qual o maior problema em perder uma chance que espera há muito tempo? Ter percebido apenas essa única porta aberta. A partir das lentes do seu plano de carreira, vai ser muito mais fácil enxergar as oportunidades de negócio, melhores salários ou mesmo aperfeiçoar uma habilidade que pode lhe ajudar no futuro.

Ficar atento não significa procurar alucinadamente pela chance que busca, mas principalmente ficar aberto a caminhos que, mesmo que não sejam exatamente o que espera, possam levá-lo até onde deseja. Por exemplo, aceitar uma proposta de emprego em um lugar que não tem relação direta com o que procura, mas que vai lhe proporcionar experiência e habilidades que são cobrados para dar o próximo passo.

Motivação faz diferença sim

Não somos robôs. Nossos sentimentos são responsáveis por guiar nossas ações e influenciar a forma como nos comportamos. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Right Management, pessoas motivadas são até 50% mais produtivas. Embora esse estudo tenha sido focado no desempenho em uma determinada função, esse sentimento provoca mudanças significativas em toda a sua vida e carreira.

Ao perceber qualquer sinal de desmotivação e desinteresse pelo trabalho e função exercida, deve-se primeiramente tentar entender quais as raízes desse sentimento, identificando se são internas ou externas e trabalhando-as.

Desmotivação no trabalho

Diversos aspectos podem ocasionar esse efeito, salário baixos, benefícios ruins, nenhum reconhecimento do esforço, relações interpessoais. Quando não se sentir motivado no trabalho, é preciso parar e avaliar até mesmo se permanecer no local é importante para os próximos passos do seu plano de carreira.

Embora essas dicas não sejam garantia de que você irá alcançar sucesso profissional, assim como qualquer outra que encontrar perdida em textos, livros e palestras, elas vão ajudá-lo a tangibilizar o seu objetivo e torná-lo mais real e próximo.

  1. By Como fazer um currículo - Inovação e marketing on 28 de junho de 2017 at 15:56

    […] a sua carreira e tentar correlacionar seu conhecimento e experiência, tanto acadêmicas quanto profissionais, à vaga […]

  2. […] entanto, conseguir transformar uma ideia em um modelo de negócio de sucesso não é uma tarefa fácil. De acordo com um estudo realizado pelo IBGE, a cada 10 novas empresas, […]

  3. […] negros. Alguns setores estão indo em direção oposta ao movimento do mercado, fazendo com que os profissionais sejam cada vez mais requisitados e valorizados. Quer saber quais são? Nós preparamos essa lista […]

Tem um comentário?

HTML Válido