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Published: 1 ano ago

Reposicionamento no mercado: saiba quais foram as marcas que tiveram maior sucesso!

Alterar a percepção de como as pessoas veem uma marca é uma das tarefas mais excitantes e difíceis dentro do mundo do marketing. É preciso muito mais do que uma boa ideia e uma grande verba para conseguir esse feito. Quanto maior e mais conhecida for a empresa, mais complicado é apagar a antiga imagem, que foi construída junto aos consumidores, e consolidar uma nova. Apesar de toda a dificuldade, algumas marcas conseguiram realizar um completo reposicionamento no mercado.

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Havaianas

Esse é um dos casos mais icônicos da publicidade mundial. Como transformar uma marca vista por todos como sinônimo de baixo preço e nenhuma diferenciação em um ícone de life style? A resposta foi dada pela Alpargatas e a AlmapBBDO, liderada por Marcelo Serpa, com o case que abre a nossa lista. A fórmula utilizada extrapolou o campo da propaganda, tendo alteração no próprio produto, preço, local onde era exposto. Além é claro, de um troque conhecido, mas utilizado de forma brilhante pela equipe criativa, os testemunhais.

Puma

Cansada de correr atrás das líderes do mercado, a Puma resolver pegar um caminho diferente, seguindo para um grande reposicionamento no mercado. Em vez de se colocar como a mais moderna ou a melhor, ela passou a se posicionar como a mais cool e atrair os consumidores que buscavam por estilo, mais até do que performance. A nova identidade passou a se basear em três elementos: estilo de vida, esporte e moda.

TAM

Em meio à crise da aviação brasileira, que fez com que a confiança nas empresas nacionais caísse consideravelmente, a TAM lançou uma campanha completa de reposicionamento no mercado. Com os motes: “Paixão pela Aviação” e “Espírito de Servir”, a empresa fez uma reformulação da comunicação e visual das aeronaves. As propagandas traziam funcionários da TAM e reforçavam que ela era a única “companhia aérea brasileira criada por aviadores”.

Vivo

Diferente dos outros exemplos citados, o reposicionamento no mercado realizado pela empresa foi motivado por uma mudança substancial das features do produto: a capacidade de utilizar os celulares para se conectar à internet e, por consequência, às outras pessoas. Com o mote “Conexão como nenhuma outra”, a marca inaugurou uma série de comunicações que moldaram completamente a forma como vemos a empresa. Esse case ficou tão famoso, que anos depois, ele foi crucial para a nomeação da diretora da Vivo, Cris Duclos, para o Women do Watch. Quer saber como foi a comunicação para empresa para realizar esse feito? Confira nosso artigo: As melhores campanhas da Vivo.

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