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Published: 6 meses ago

Importância do marketing digital: como falar com o consumidor do século XXI

Com os smartphones, estamos 24h conectados na internet. Não existe mais qualquer separação entre o ambiente digital e o real. A cada menor sinal de tédio, sacamos o celular e rolamos pela interminável tela dos feeds de notícias e redes sociais. Na hora de comprar algo, a primeira reação da maioria das pessoas é procurar por avaliações no google e informações sobre o produto ou serviço.

Nesse cenário, querendo ou não, os usuários terão contato com a sua empresa no ambiente digital. Por isso, mais do que nunca, você precisa estar preparado para aproveitar ao máximo o potencial da ferramenta. Para ajudá-lo, separamos algumas dicas de como utilizar marketing digital para impulsionar suas vendas.

Quais as vantagens de investir em marketing digital

Criar uma presença forte nos meios digitais, como já falamos, é fundamental para garantir que os clientes encontrem as informações necessárias para optarem pelo seu produto ou serviço. No entanto, essa é só a ponta do iceberg do marketing digital.

A internet permitiu a criação de um canal direto com os consumidores, onde é possível segmentar suas mensagens de acordo com os diferentes públicos-alvo e o momento em que eles estão mais propícios a concretizar a transação. Por exemplo, uma sorveteria pode criar um anúncio para atingir as pessoas que estejam próximas a sua sede na hora do almoço, reforçando a possibilidade dos clientes optarem por comer a sobremesa no local.

Estratégias de marketing digital

Segundo o dicionário, estratégia pode ser definida como os “meios desenvolvidos para conseguir alguma coisa”, ou seja, as ações necessárias para atingir os principais objetivos da empresa. Eles podem variar entre: venda direta, fortalecer o relacionamento com os clientes, rebater mentiras e críticas, ou apenas estar lá para quando os consumidores procurarem por informações sobre o seu produto.

Por isso, determinar o seu objetivo é o primeiro passo para criar uma estratégia de marketing digital. O próximo passo é a definição dos canais e ferramentas que serão utilizados para se comunicar com os consumidores. Entre os principais temos:

Mídias sociais

Esse canal funciona como uma via de mão dupla, permitindo receber um feedback instantâneo sobre as ações e mesmo produtos da marca. Por isso, as mídias sociais são ideais para estreitar o relacionamento com os consumidores.

E-mail marketing

Também funciona como um canal de comunicação direta, no entanto, a ferramenta não tem o imediatismo e a simplicidade das redes sociais. Como principal vantagem, o e-mail marketing é mais pessoal.

Anúncios

Bastante semelhantes à mídia tradicional, os anúncios no facebook,  google, instagram, youtube, entre outros, funcionam, basicamente, através da veiculação da sua campanha dentro dos canais escolhidos. A diferença é que a segmentação e o custo são melhores.

Site

Reúne todas as informações relevantes sobre a empresa que possam interessar aos consumidores e fornecedores. Em muitos casos, ele também permite a venda dos produtos diretamente, em um modelo de e-commerce.

Blog

Um meio termo entre o site e mídias sociais, no blog a empresa pode reportar qualquer tipo de informação que julgar necessária. Além disso, o canal pode ser utilizado para divulgar novidades e criar conteúdos que ressaltem os diferenciais dos produtos.

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