Tudo para você que ama inovação e marketing.

Published: 4 meses ago

Inovações tecnológicas: conheça alguns exemplos de tecnologias que mudaram o mundo

Hoje podemos facilmente comprar pipoca em uma barraquinha de esquina com o cartão de crédito, contatar um prestador de serviços pelo whatsapp ou encontrar rapidamente a localização de um estabelecimento com o google maps. Desde a criação do código de barras, há mais de 70 anos, as inovações tecnológicas vêm ditando os rumos da forma como compramos e vendemos. Abaixo nós separamos alguns exemplos de tecnologias que mudaram o mundo.

Leia também:

Smartphone

Você consegue imaginar a sua vida sem o smartphone? Embora o aparelho pareça sempre ter estado conosco, ele só foi criado em 2002, ou seja, há menos 15 anos. O BlackBerry 5810, precursor dos celulares inteligentes, representou uma grande inovação ao reunir as funções de agenda e telefone. Além da função de comprar pela internet, os smartphones permitiram a criação de serviços como uber.

Streaming

Youtube, Netflix, ensino à distância, a possibilidade de dar o play no vídeo e assistir o que quiser, na hora que tiver disponibilidade mudou radicalmente a forma como passamos a consumir conteúdo. Isso permitiu que muitos negócios pudessem surgir, desde pessoas que passaram a viver da publicidade nos vídeos no youtube, até faculdades que viram no meio uma forma de formar turmas com pessoas de todos os lugares do país.

Mapas interativos

O mundo na palma da mão, ou melhor, dentro do seu smartphone. A nossa relação com o espaço mudou drasticamente depois que passou a não ser mais necessário andar com um monte de mapas de papel ou mesmo sair perguntando. Mas não foi só isso que mudou, além de trazer informações sobre o trânsito e marcar a localização de muitos comércios, a tecnologia tem sido essencial para a captação de novos clientes para pequenos negócios locais.

Mídias sociais

Há pouco tempo, o facebook chegou a marca de 2 bilhões de usuários na plataforma, mais de 100 milhões só no Brasil. Hoje as mídias sociais possuem um poder de penetração na sociedade tão grande quanto a TV, com a vantagem de que empreendedores podem anunciar nas principais plataformas, facebook, youtube, twitter e instagram com um investimento bem menor.

Drones

Para finalizar, escolhemos uma inovação tecnológica que ainda não teve o seu potencial aproveitado. A utilização de veículos não tripulados não é uma novidade, mas apenas há pouco tempo passou a ser possível o controle preciso dessas máquinas. Isso permite que os drones possam ser utilizados para entrega de produtos, possibilitar que pessoas em lugares isolados tenham acesso à internet e algumas aplicações que ainda não somos capazes de imaginar.

Qual outra inovação tecnológica você considera que deveria estar nessa lista? Conta para a gente!

Tem um comentário?

HTML Válido