Tudo para você que ama inovação e marketing.

Published: 1 ano ago

Curiosidades sobre a Impressora 3D

Não parece, mas a impressora 3D já chegou à casa dos 30. O equipamento foi criado por Charles Hull em 1984, mesmo ano do lançamento do hit Thriller do Michel Jackson e do Macintosh, pela Apple. Porém, diferente dos dois outros grandes marcos desse ano, a impressora 3D demorou um bom tempo para se tornar um sucesso.

Mas se a revolução não veio em 1984, hoje o equipamento é o grande “portal” que nos levará para o futuro. Desde a produção de pequenos blocos de plástico até a construção de casas em Marte, a impressora 3D irá alterar por completo todo o processo de fabricação de materiais e bens de consumo. Quer saber mais? Nós separamos algumas curiosidades sobre o equipamento.

Acessível para todos

Não é necessário ser um gênio da programação para aproveitar as vantagens de ter uma impressora 3D. Você só precisa de um arquivo digital em 3D do objeto ou partes que deseja produzir. Para quem não domina a manipulação dos softwares capazes de criar esses modelos, muitos arquivos estão disponíveis na internet e podem ser adquiridos facilmente.

O preço também é outro fator que ajudou a popularizar o equipamento. Atualmente, com um pequeno investimento, é possível comprar uma máquina ou adquirir as peças e montar uma você mesmo.

“Imprimir” uma casa

A Apis Cor, uma empresa de San Francisco, desenvolveu uma máquina capaz de imprimir uma casa inteira. Todo o processo leva apenas 24h e não demanda mão de obra. Se tudo isso não fosse surpreendente o suficiente, o custo de construção da casa fica em apenas 30 mil reais e sua durabilidade é de até 175 anos. Para realizar a façanha, um equipamento do tamanho de um guindaste é deslocado até o canteiro de obras e faz todo o trabalho.

Construir casas em Marte

Ainda não existe qualquer perspectiva de quando a humanidade vai iniciar o processo de colonização de outros planetas, mas já foi desenvolvido o equipamento que será usado para construir as casas e demais instalações. Criado pelos engenheiros do MIT com um currículo invejável , o equipamento funcionará de forma autônoma, podendo ser enviado para construir cidades inteiras em locais inóspitos.

Imprimir órgãos

Os avanços da biotecnologia também partem do aproveitamento dos recursos desse equipamento. Cientistas do Centro de Pesquisa Regenerativa do Hospital West China conseguiram obter sucesso no implante de vasos sanguíneos 3D em macacos. Esse feito foi conseguido graças a uma armação 3D de materiais biológicos capaz de enxertar vasos sanguíneos artificiais. Por serem indistinguíveis dos naturais, não há rejeição pelo corpo.

Está pensando em comprar uma impressora 3D? Já se imagina parte desse futuro? Compartilha conosco nos comentários.

  1. […] Curiosidades sobre a Impressora 3D […]

  2. […] Curiosidades sobre a Impressora 3D […]

Tem um comentário?

HTML Válido