Tudo para você que ama inovação e marketing.

Published: 4 meses ago

Conheça os principais tipos de inovação

Inovar é uma característica intrínseca à raça humana. Sem ela seria impossível que nós pudéssemos chegar até aqui. Controlar o fogo, criar armas e ferramentas a base de paus e pedras, a roda… o computador, as inovações tecnológicas não apenas fazem parte da nossa história, mas foram responsáveis por impulsioná-la e moldá-la. Nos últimos 10 mil anos, a evolução da raça humana deixou de ser biológica e passou a ser tecnológica.

A capacidade de inovar faz parte do nosso DNA, e costuma ser tão comum quanto respirar ou andar, por isso, raramente paramos para pensar em como esse processo funciona. Existem tipos de inovação e aplicações diferenciadas, e é isso que você vai ler no nosso artigo.

Leia também:

O que é inovação?

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Comissão Europeia (CE), “a inovação é a implementação de um produto, processo ou método de marketing novo ou significativamente melhorado […]”. Embora essa definição possa ser um pouco reducionista, ela traz o ponto principal, a inovação não é a invenção em si, mas a aplicação dela no mundo.

Tipos de inovação

Existe um número maior de formas de aplicação do conceito, mas decidimos trabalhar apenas os quatro  pilares relacionados ao mundo empresarial. São eles:

Inovação de produto

Esse é o tipo mais simples e fácil de identificar. Basicamente ele consiste na criação de um produto ou bem de serviço novo ou significantemente aprimorado. Também se enquadram nesse formato as melhorias em relação a interface ou componentes internos, que podem nem ser percebidos pelo consumidor.

Inovação de processo

Menos percebidos pelo grande público, esse tipo representa uma melhora considerável na otimização de toda a cadeia produtiva, tanto na produção de bens, como na indústria, quanto de ideias, como na publicidade. A inovação de processos pode incluir mudanças na tecnologia, equipamentos ou mesmo técnicas utilizadas.

Inovação de marketing

Esse tópico aborda todas as mudanças e implementações que cercam o produto e podem significar novas vendas, como embalagem, design de produto, distribuição, preço e promoção. Para ser caracterizada como uma inovação em marketing, é preciso que haja ruptura com os métodos e estratégias utilizados anteriormente.

Inovação organizacional

Esse tipo representa uma mudança total na estrutura da empresa, que decide optar por um novo método para organização do trabalho que não foi utilizado anteriormente pela empresa. As transformações têm como foco o aumento da produtividade, redução de custos e elevação dos lucros.

Sua empresa aplica alguma desses tipos de inovação? Conta para a gente nos comentários.

Tem um comentário?

HTML Válido