Tudo para você que ama inovação e marketing.

Published: 4 meses ago

Como gerar ideias inovadoras para minha empresa?

A frase: “inovação deve fazer parte do DNA da empresa”, não é apenas uma citação de efeito. Para que a organização tenha sucesso, é preciso que todos dentro dela tenham um pensamento orientado para gerar ideias inovadoras para a empresa. Para isso, não basta você ser uma pessoa criativa, é preciso promover uma cultura organizacional em que esse objetivo seja parte da agenda da instituição.

Leia também:

Crie um ambiente propício

A linha que separa inovar e errar é bastante tênue. Por isso, criar um ambiente onde a falha é aceitável, e, até em certo ponto, louvável é fundamental para que ideias inovadoras possam surgir. Normalmente as pessoas têm medo de errar e não se sentem seguras ou a vontade para trazer diferentes olhares ou insights para melhorar os processos realizados pela organização. Modificar esse pensamento é fundamental para o objetivo.

Estimule as equipes

É preciso criar dinâmicas propícias para que as ideias inovadoras possam surgir com mais facilidade. Embora tenha como principal foco as inovações tecnológicas, principalmente focadas na programação, a ideia por trás do Hackathon, de reunir pessoas em um local para que tenham a liberdade de formarem equipes para trabalharem em novas soluções, pode ser aproveitada por diferentes setores. Muitas empresas têm utilizado esse recurso muito bem, como o caso do facebook, que já teve muitos recursos criados nesses eventos.

Processo de gestão da inovação

Depois de trabalhar o ambiente e criar dinâmicas, é preciso definir os processos de gestão de inovação. Eles vão ajudar você a identificar os gaps e ser capaz de criar planos de ação para que as ideias possam surgir. Quanto melhor e mais adequado for esse processo, melhores serão os resultados.

Inovação coletiva

Qualquer pessoa pode ter uma boa ideia, desde o CEO até o faxineiro e principalmente o cliente devem contribuir para o processo. Existem diversos canais de comunicação com os consumidores que podem ser utilizados para identificação de novas oportunidades. A IBM é uma das empresas que mais se beneficiam da inovação coletiva. Um exemplo disso é o JAM, uma comunidade de discussão sobre tecnologia que tem ajudado a empresa a desenvolver diversas soluções.

Tem um comentário?

HTML Válido