Tudo para você que ama inovação e marketing.

Published: 7 meses ago

Como criar uma startup?

Abrir uma StartUp está na moda. Hoje muitas empresas se lançam ao mercado com a promessa de ser a nova empresa de 1 bilhão de dólares, mesmo que nem todas possam receber essa denominação. Todo o sucesso se deve a facilidade com que esse modelo de negócio permite colocar uma ideia em prática e a velocidade espantosa de crescimento, podendo sair de 0 a 1 bilhão em poucos anos.

O que é uma Startup?

Uma empresa que está em busca de encontrar um modelo de negócio escalável, repetível e rentável. A startup não é uma versão mini de uma organização convencional, tendo estrutura e organização fluidas e sem a maioria das obrigações fiscais de uma empresa. Por outro lado, todos os desafios diários de quem pretende empreender são redobrados.

Preparação física, psicológica e financeira

Começar uma startup é mergulhar de cabeça no objetivo de levar a sua ideia a diante e conseguir criar uma empresa baseada nela. O caminho até sucesso costuma ser tortuoso e cheio de percalços, onde muitos empreendedores tropeçam e desistem. Por ainda estar procurando um modelo de negócio, a startup não irá trazer retorno financeiro. Pelo menos nos primeiros 18 meses de operação, dificilmente os sócios vão conseguir tirar o sustento da empresa. Essa situação faz com que seja imprescindível estar preparado, principalmente mentalmente.

Foque na sua ideia, mas não se prenda a ela

Uma das maiores vantagens desse modelo de negócio é a facilidade com que é possível lançar sua ideia no mercado e analisar o desempenho e a recepção dos consumidores para ela. Praticamente todas as startups de sucesso começaram com uma ideia totalmente diferente do produto final. O Instagram é um bom exemplo disso. Quando lançado, ele tinha diversas funcionalidades, mas foi durante o uso dele que os criadores perceberam que os usuários só se utilizavam a foto. Depois disso, eles decidiram reduzir os recursos e melhorar essa única função. O resultado, você já sabe.

Tenha um modelo de negócio

Essa ferramenta se trata de um documento no qual deve ser definido a forma como a empresa é capaz de entregar valor aos seus clientes em potencial. Por ser menos engessado que o plano de negócios, o modelo de negócios garanta a agilidade para que a startup consiga alterá-lo rapidamente, caso perceba que o caminho não é aquele pensado logo no começo da empreitada.

Tem um comentário?

HTML Válido