Tudo para você que ama inovação e marketing.

Published: 1 ano ago

4 dicas de empreendedorismo para quem está começando

O sonho de ser dono do próprio negócio é comum a muitos brasileiros. Somente no primeiro semestre do ano passado, quase 1.2 milhões de empresas foram abertas no país, de acordo com dados do Serasa Experian. Responsável por mais de 750 mil novos empreendimentos, o setor de serviços foi o favorito de quem decidiu iniciar uma nova vida em 2016.

No entanto, conseguir transformar uma ideia em um modelo de negócio de sucesso não é uma tarefa fácil. De acordo com um estudo realizado pelo IBGE, a cada 10 novas empresas, apenas quatro conseguem sobreviver aos primeiros cinco anos de vida. Para ajudar você a vencer o desafio de se manter nesse seleto grupo, nós separamos quatro dicas de empreendedorismo para quem está começando.

Valide o seu modelo de negócio

As duas principais razões pelo fim precoce de muitas empresas é a falta de planejamento e ausência de um processo de validação do modelo de negócio. Sua ideia inicial tem problemas, não importa quão boa ela seja. Encontrar quais são as principais falhas e pontos que podem ser melhorados é de vital importância para a continuação da empresa. O mais indicado é realizar essa validação o mais rápido possível.

Uma forma bastante eficaz de realizar esse processo antes do lançamento do negócio é por meio de entrevistas prévias com o intuito de verificar se há interesse real dos consumidores pelo produto ou serviço que pretende oferecer. Mesmo depois do lançamento, é importante medir o resultado e os pontos que foram apreciados pelos clientes.

Conheça o seu público consumidor

Não basta saber qual a extensão do seu público, faixa etária, gênero e outras questões gerais. É preciso ir a fundo nessa pesquisa. Descubra quem são as pessoas, quais as suas dores, seus hábitos de compra, quais são os passos até a conclusão do negócio, o que tem peso no processo de decisão delas. Somente com a posse dessas informações, o mais detalhadamente possível, será viável o desenvolvimento de uma solução que seja personalizada e tenha mais chances de obter sucesso no mercado.

Olhe para frente

Visão de negócio é essencial para todos, não apenas para quem deseja começar um negócio. O problema é que muitas pessoas não conseguem entender bem como esse conceito funciona. Olhar para frente não é sinônimo de esquecer o passado, mas sim de sempre manter o foco no resultado futuro, fazendo tudo para que ele seja alcançado. O primeiro ponto ao traçar qualquer estratégia é definir metas claras e possíveis. É preciso, antes de qualquer coisa, saber onde se quer chegar para só depois e preocupar em como chegar lá.

Organize bem as finanças

Quando começam uma empresa, a organização financeira costuma ser a última preocupação dos empresários. Muitas vezes, os novos empreendedores precisam se desdobrar em dois, três e até quatro funções e o tempo fica bastante escasso, o que os fazem focar nas transações e fechamento de negócios. No entanto, a desorganização financeira poderá atrapalhar o crescimento da empresa e até mesmo levá-la a falência.

Ter um fluxo de caixa organizado é o que falta para muitas empresas saírem do vermelho. Colocar tudo dentro de uma planilha ou software de gestão, é fundamental para visualizar possíveis pontos onde os gastos podem ser otimizados e prever como o caixa estará nos próximos meses, avaliando se deve investir para crescer ou segurar um pouco.

Gostou dos nossos conteúdos? Comente e compartilhe com os seus amigos!

  1. […] 4 dicas de empreendedorismo para quem está começando […]

  2. […] 4 dicas de empreendedorismo para quem está começando […]

  3. By Como fazer um currículo - Inovação e marketing on 28 de junho de 2017 at 15:57

    […] e como as vivências foram importantes para o seu crescimento, pode ser inclusive uma tentativa de empreender com […]

Tem um comentário?

HTML Válido